Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

September 27, 2017

4 grandes desafios do desenvolvimento de competências

Gestão de Pessoas
Gestão por Competências

Oferecer aos colaboradores da empresa um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento tem vital importância para a continuação do negócio e manutenção da presença no mercado de oportunidades. A preparação desse “terreno fértil” para o desenvolvimento de pessoas não acontece da noite para o dia, e também não ocorre sem trazer impactos à organização, afinal de contas, é uma mudança e pode gerar desconforto ou ansiedade nas pessoas. 

 Pensando nesse cenário de mudanças e expectativas preparamos esse post, explicando alguns desafios importantes na implantação de um projeto de desenvolvimento de pessoas. 

1. As pessoas têm dificuldade em lidar com a mudança Não espere que um novo aspecto na cultura empresarial, tal como a implantação de um novo modelo de avaliação ou de desenvolvimento de pessoas, será aceito sem restrições ou receios. Para trabalhar esse ponto, experimente explicar aos times envolvidos a importância dos eventos que virão, os benefícios que eles trazem e mesmo os desafios embutidos. Uma comunicação clara e sincera pode ser a chave para lidar com o medo do novo. 

2. Os líderes não se engajam no processo O papel do líder em um time é conduzir sua equipe, apoiá-la e cuidar para que todos estejam trabalhando alinhados com os objetivos do time e da empresa. Em um programa de desenvolvimento de pessoas esse papel se torna crucial. O líder precisa acreditar no programa, entender seu propósito e auxiliar a área de gestão de pessoas na aplicação do modelo em sua equipe. Para que o líder possa entender a importância da sua atuação e participar ativamente do processo, uma dica é iniciar o processo de avaliação de desempenho pelo time de líderes da empresa. Para que possam conhecer o caminho a seguir e assim estejam aptos a conduzir sua equipe pela mesma trilha. 

3. O programa perde a energia com o tempo Esse desafio é bastante comum, e pode ser um grande sabotador. O projeto começa com todo entusiasmo, mas com o tempo vai caindo no esquecimento e as pessoas vão fazendo dele um trabalho a mais, deixando os acordos, metas de desenvolvimento e acompanhamentos em segundo plano. O que pode ser feito para ajudar com esse desafio é elaborar um bom plano de comunicação, pensando em todas as etapas do processo. Desde o convite aos participantes, passando por cada etapa das avaliações e planejamento do desenvolvimento de cada um, até o acompanhamento do sucesso dos objetivos almejados. É de extrema importância que a área de gestão de pessoas não assuma que o projeto vai acontecer automaticamente. As pessoas precisam de estímulos, lembretes... de algo que as façam sair do “modo automático” e lembrar do que foi acordado. 

4. Programas de desenvolvimento podem se tornar muito subjetivos Um programa de desenvolvimento de pessoas que não possua metas e objetivos claros de desenvolvimento, baseados em uma metodologia, com prazo e escopo de desenvolvimento previamente estipulados, está fadado a não se realizar. Encare cada ciclo de desenvolvimento de pessoas como um projeto, que precisa ter um resultado, precisa ser acompanhado, mensurado e dar satisfações aos envolvidos. Conte com softwares especializados para ajudar nessa tarefa.