Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

May 23, 2017

4 maneiras para desenvolver competências na sua empresa

Times
Gestão por Competências

O sucesso de uma empresa depende muito das pessoas que fazem a “roda girar”. Times bem treinados, habilidosos e capazes de transformar conhecimento em atitudes de valor são um diferencial estratégico extremamente valioso. Neste post, trazemos 4 dicas para ajudar sua empresa a desenvolver competências essenciais.

Por que e como desenvolver competências?

Desenvolver as competências dos colaboradores é algo diretamente ligado à capacidade da empresa permanecer competitiva e adaptável ao mercado no qual está inserida, aumentar sua produtividade e lucratividade. Grande parte das empresas associa desenvolvimento dos colaboradores exclusivamente à realização de treinamentos. Treinamentos não são a única forma de fortalecer habilidades, conhecimentos e atitudes. Existem muitas maneiras criativas e de custo-benefício muito interessantes para desenvolver competências nas empresas. Veja algumas logo abaixo:

1. Coaching e Mentoria

Os processos de coaching e mentoria possuem características bastante distintas em suas aplicações. Porém, tem um objetivo comum: promover o desenvolvimento de um indivíduo. Um coach (quer dizer “técnico”, em inglês) é o responsável por apoiar e auxiliar os seus clientes a partir de perguntas técnicas. O processo é conduzido a partir de encontros periódicos entre coach e cliente. Nesses encontros, coach apresenta e avalia “tarefas e desafios“ . O Intuito é ajudar no autoconhecimento e no empoderamento, promovendo mudanças nos comportamentos que atrapalham o colaborador a desenvolver competências. O processo de mentoria acontece quando um profissional mais experiente na função compartilha experiências e auxilia os profissionais mais jovens na carreira a transporem barreiras que possam estar atrapalhando seu sucesso. Nesse processo, é mais comum que o mentor detenha conhecimento relacionados à área de atuação dos seus mentorados, diferentemente do coaching.

2. Substituição

A substituição de colaboradores nas empresas pode ser um processo inevitável, por exemplo, em uma situação de férias. Então... porque não aproveitar esse cenário da melhor forma possível? Substituir um colaborador com maior grau de experiência por um período determinado pode ser uma oportunidade de aprendizado riquíssima, pois é uma chance ao substituto de “aprender fazendo".

3. Trabalho de “sombra“

O trabalho “sombra“ é muito usado para novos colaboradores, mas também pode ser muito eficiente para veteranos! O trabalho “sombra“ é uma ótima oportunidade para identificar gargalos na operação e até mesmo oportunidades de melhoria. Ao mesmo tempo que os observadores tem a oportunidade de treinar outras pessoas (o que, por si só, já é uma habilidade importante), os observadores podem aprender uma série de novos conhecimentos.

4. Desafios

Adicionar às tarefas o sabor do desafio muda tudo. O aumento da responsabilidade pode ser muito efetivo para a autoimagem do colaborador e para o desenvolvimento de suas competências ao melhorar suas habilidades e conhecimentos atuais e ajudando-o a descobrir novas. Viu só? É possível elevar o potencial de entrega da sua equipe e transformar a sua empresa com ações criativas, que acontecem no dia-a-dia e favorecem a integração dos colaboradores. Esperamos que você tenha gostado do nosso post e que continue a desenvolver competências na sua empresa! Inscreva-se na nossa newsletter para receber em seu e-mail mais tendências e novidades em desenvolvimento de pessoas.