Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

August 29, 2018

Apatia empresarial: sintomas, tratamento e prevenção

Gestão de Pessoas
Colaboradores
Times

Um dos desafios enfrentados pelas empresas atualmente é encontrar maneiras de estimular seus colaboradores a se manterem efetivamente motivados e engajados. A esse mal, daremos o nome de Apatia Empresarial. Veja um dado que ilustra essa epidemia: de acordo com o trabalho desenvolvido pela Gallup (disponível aqui), somente 22% dos colaboradores no mundo todo estão engajados no trabalho que realizam. E o pior: a maioria das empresas nem sequer percebeu ainda que isso está acontecendo.

Para ajudar a reverter esse quadro, trouxemos a descrição dos sintomas, algumas prescrições e formas de prevenção, que podem ser usadas contra Apatia Empresarial. Vamos lá?

Sintomas da Apatia Empresarial

Os sintomas da Apatia Empresarial são bastante percebidos em ambientes contaminados com autoritarismo, muitas dúvidas, falta de direcionamento, falta de clareza no desenvolvimento de acordos, ansiedade e falta de confiança nas próprias capacidades e nas dos outros. Parece difícil de tratar? Talvez seja. Mas com um pouco de observação às atitudes, disciplina e energia para mudança, o quadro pode ser revertido.

O ideal é começar criando momentos para que a auto-observação aconteça e, assim, estimular cada colaborador a se conhecer e perceber em si próprio se algum dos sintomas está se desenvolvendo. E neste momento, o acompanhamento da liderança é imprescindível, mesmo que a auto-observação seja a base para um bom diagnóstico.

Mentoria -  3 vezes ao dia

O processo de mentoria, quando implantado de forma consciente, ajuda muito a despertar nos colaboradores e líderes a responsabilidade que eles tem sobre suas atividades e estreita laços de confiança, de respeito e de colaboração. Este ambiente possibilita momentos de reconhecimento mútuo em que colaboradores que se sentem reconhecidos, e tornam-se mais participativos e produtivos.

Além disso, quando o líder se aproxima do colaborador na figura de um mentor, fica mais fácil observar o repertório de comportamentos do indivíduo e traçar um plano de desenvolvimento coeso, ou seja, aderente ao que a empresa espera do colaborador e ao que o colaborador deseja oferecer à empresa.

O alinhamento entre os objetivos individuais, os objetivos da equipe e os objetivos estratégicos da empresa é uma outra grande vitória que se obtém com um trabalho de mentoria bem estruturado.

Nosso especialista em Gestão de pessoas, Alex Bertoldi, trouxe consideraçÕes importantes sobre o processo de mentoria e como ele pode ser de grande valia no despertar do indivíduo:

"As capacidades humanas se desenvolvem por meio das interações com as pessoas. É só a partir das interações que percebemos do que somos capazes, construímos padrões de referência e identificamos nossas dúvidas. Então, qualquer processo de interação, como uma avaliação de desempenho ou uma mentoria, por exemplo, vai ajudar o indivíduo a pensar nele. E ao criar esse espaço para reflexão e ao receber o auxílio de um mentor, tutor ou avaliador… o indivíduo consegue estabelecer uma estratégia para o seu próprio desenvolvimento."

Bertoldi continua, ressaltando outro ponto importante:

"Dentro do processo de avaliação é possível trabalhar com o indivíduo na ruptura de determinados bloqueios, como o das Crenças Limitantes. Quando ele tem uma referência ou alguém que o ajude a refletir sobre essas crenças,  torna-se muito mais possível dissipar um desses bloqueios. O fato é: as conversas de qualidade,  que uma pessoa tem sobre suas próprias capacidades, vão ampliar a visão dessa pessoa sobre ela mesma, e quanto melhor ela se enxergar, mais ela se apropria do seu processo de desenvolvimento, e então começa a expandir o seu potencial."

Feedback de uso contínuo e em doses homeopáticas

Para que seja realmente eficaz, o modelo de feedback precisa ser contínuo, possuir momentos de troca de informações, de ajuste de metas e expectativas, e permitir ao colaborador e seu líder visualizarem como cada um está evoluindo no decorrer do tempo. Não transforme o feedback em um evento anual, esperado com temor e ansiedade. Faça dele uma ação rotineira, parte da sua agenda do dia. Aproxime-se da sua equipe e do seu líder.

Uma ferramenta para registrar os acordos e planos feitos durante esses feedbacks pode ser de grande ajuda para validar se tudo o que é combinado é cumprido. A medição da evolução do colaborador ao longo do tempo e seu alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa são, também, métricas importantíssimas para a continuidade e assertividade do feedback. Veja um exemplo desse tipo de plataforma neste link.

Respeito - use sempre ao falar

A relação entre o colaborador e seus pares, e entre líderes e colaboradores deve ser transparente e produtiva. E, para que seja também saudável, é preciso que haja, acima de tudo, uma boa dose de respeito. Por vezes, a franqueza ou mesmo a sinceridade são desculpas para agir com grosseria e até mesmo ofender ou desprezar outras pessoas na organização.

Aqui vai uma dica: Sinceridade sem respeito é uma forma de violência e prejudica qualquer ambiente, dando brechas para o crescimento de sentimentos de insegurança, desconfiança e desânimo (grandes agentes de transmissão da apatia empresarial).

Pratique o "vibrar" com sua equipe

Se algo deu errado, que todos os envolvidos se movam para corrigir em tempo. Mas se deu certo, é preciso comemorar. Vibrar é reconhecer os acertos, sentir as vitórias e apreciar o sentimento de satisfação ao conquistar bons resultados. Vibrar é esperar com alegria pelo início de novos desafios. A vibração positiva espanta os agentes causadores da apatia empresarial e fortalece o sentimento de pertencimento da equipe.

Nossa comunidade merece colaboradores que vibrem pelo trabalho que realizam, clientes felizes e empolgados ao recomendar as empresas, e acionistas satisfeitos como resultado de seus planejamentos estratégicos.

Não deixe que a apatia empresarial tome conta do seu dia-a-dia e leve todo o seu planejamento por água abaixo. E, ao persistirem os sintomas, dê uma olhada nos outros materiais do Blog do Ship. Quem sabe eles se transformam em uma injeção de ânimo e conhecimento?