Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

July 4, 2017

Como realizar um feedback efetivo

Feedback
Gestão de Pessoas

alinhados com os objetivos estratégicos da empresa e, por esse motivo, sua frequência de aplicação precisa ser alta, principalmente entre líder e liderado.

Construindo um feedback positivo


O feedback positivo não pode ser confundido com um simples elogio. Um

Esse tipo de feedback, claro e baseado em fatos, faz muito mais sentido para o colaborador e o incentiva a ter comportamentos similares nas próximas atividades do mesmo tipo.

Algumas dicas para feedbacks efetivos e positivos


- Não perca o timing! Dê o feedback sempre próximo à ação realizada e à percepção do comportamento. - Seja específico e claro. Assim, você melhora as chances de entendimento e de repetição do comportamento. - Tente estabelecer uma ligação entre o comportamento desejado e os resultados de negócio obtidos.

Ciladas ao realizar feedbacks positivos

1. Artificialidade nos feedbacks


Ao realizar seus feedbacks positivos, seja natural. Seja sincero em suas colocações e não tente exagerar ou encontrar palavras rebuscadas para expressar sua admiração ou gratidão. Outra dica para quem não tem o hábito de realizar feedbacks positivos e deseja adotar a prática: comece devagar! Não inunde o público de seu ambiente de trabalho com seus feedbacks da noite para o dia e vá aumentando a frequência conforme aceitação e resultados obtidos. Lembre-se: o feedback não é só seu, é muito mais de quem o recebe.

2. Evite a enxurrada de feedbacks no final do ano


Tente pensar na realização de feedbacks como parte do seu dia-a-dia e não como uma reunião especial de final de ano. Lembre-se sempre da questão do timing: o feedback deve estar temporalmente próximo à ação realizada.

3. Feedbacks somente para assuntos estratégicos


Você não precisa aguardar a realização de grandes feitos para dar um feedback positivo. “Bom trabalho organizando as pastas de projeto por data de conclusão!“ Esse pode ser um grande reforço para comportamentos ligados a iniciativa, planejamento e outros. Todos os tipos de feedbacks são importantes e são ferramentas poderosas dos gestores para conduzir equipes coesas e de atitude coerente com as expectativas da empresa. Experimente colocar em prática o feedback positivo e observe o impacto que ele pode causar em sua equipe!