Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

January 25, 2019

Conheça os principais tipos de avaliação de desempenho

Os diferentes tipos de avaliação de desempenho já são utilizados há tempos pelas organizações. Eles têm ganhado espaço por auxiliar no crescimento dos colaboradores e empresas, pois permitem enxergar cada colaborador individualmente e agrupar os resultados para auxiliar no planejamento da empresa.

O assunto é tão importante que, hoje, existem uma série de tipos de avaliação de desempenho disponíveis, permitindo que o gestor consiga visualizar a sua empresa de diferentes ângulos e pontos de vista. Vamos observar alguns deles agora?

Tipos de Avaliação de Desempenho

É difícil definir qual dos tipos de avaliação de desempenho é o mais indicado para cada empresa.  A escolha poderá depender, por exemplo, do perfil do funcionário avaliado, da interação entre ele e seu avaliador, do propósito da avaliação, do cargo ocupado pelo colaborador, etc. Além desses, outros fatores também podem ser considerados, como: necessidades do gestor, objetivo da empresa ao fazer a análise e dinâmica de observação utilizada.

Para ajudar na sua compreensão, abaixo descreveremos alguns tipos de avaliação de desempenho que, atualmente, são mais utilizados no mercado e suas principais características. Os outros tipos de avaliação de desempenho serão discutidos posteriormente aqui no nosso blog. Não deixe de acompanhar também! Vamos a eles!

Autoavaliação

Aqui cada profissional avalia o próprio desempenho, tomando por base alguns critérios que, claro, devem ser combinados com antecedência. Geralmente, a pessoa é convidada a analisar como são suas reações, como responde às demandas dos gestores e o seu desempenho geral no exercício das suas atividades. A observação dos comportamentos é importantíssima nesse tipo de avaliação, que traz para a empresa a tradução da auto-imagem do colaborador.

A vantagem dessa técnica é que permite ao profissional fazer uma análise a respeito de seus resultados e comportamentos de maneira mais profunda e sincera. Mas, ao escolher aplicar esse método, o gestor deve ficar atento para certificar-se de que a análise foi realmente imparcial e não condicionada pelos interesses individuais do profissional, de modo a não prejudicar o diálogo entre eles.

Avaliação 180 graus

Esse modelo de avaliação é realizado em conjunto entre avaliador e avaliado, é esse o tipo inicialmente proposto na plataforma Ship Competency. Vale à pena conhecer!

A avaliação 180 graus é uma rica possibilidade de troca, com transparência, clareza e objetividade. Contudo, para investir nesse modelo, é importante que o clima organizacional seja favorável e os colaboradores se sintam à vontade para trocar ideias com gestores e diretores. Só assim é possível extrair o máximo desse tipo de processo, que pode render bons frutos.

Avaliação 360 graus

Muito utilizada nas grandes empresas, esse tipo de avaliação pode trazer uma visão completa a respeito de cada colaborador e das equipes. Nesse tipo de avaliação, todos os colaboradores, lideranças e gestores fazem parte da avaliação, assumindo a posição de avaliados e, ao mesmo tempo de avaliadores. Sim, todos vão avaliar a todos.

Entretanto, para se ter sucesso, esse tipo de avaliação exige um nível alto de maturidade dos envolvidos, e pode contar com o anonimato ou sessões extras de feedback para enriquecer o processo.

Avaliação por competências

Aliação por competências pode ser aplicada a todos os tipos citados acima. E para que seja aplicada com excelência, é preciso estabelecer quais são as competências necessárias para cada cargo, ou equipe de trabalho, e, a partir daí, verificar se os profissionais manifestam os comportamentos desejados no seu dia-a-dia. No Ship, por exemplo, são disponibilizadas 13 competências essenciais para que, ao final do processo, sejam escolhidas 5, e essas 5 serão as competências essenciais desejáveis a todos os colaboradores da empresa.

Em resumo, não faltam modelos para serem adotados pelas empresas interessadas em acompanhar mais de perto o desenvolvimento da sua equipe. O importante é que se escolha um dos tipos de Avaliação de Desempenho de acordo com a cultura da empresa. É a partir daí que a operação ajude a aprimorar as políticas internas e melhorar o clima organizacional.

Gostou do texto? Que tal criar agora mesmo uma conta na nossa plataforma e colocar em prática sua estratégia de gestão por Competências e Avaliação de desempenho?