Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

October 30, 2017

Etapas Importantes de um Processo de Avaliação de Desempenho

Feedback
Colaboradores
Avaliadores
Gestão por Competências

A Avaliação de Desempenho, no contexto empresarial, é entendida como um mecanismo ou processo estruturado que tem como objetivo medir a performance dos colaboradores de uma organização, independentemente do nível hierárquico que ocupam. O processo da avaliação de desempenho visa principalmente conhecer as diferenças entre o que é esperado de cada colaborador e o que ele realmente consegue entregar, no dia-a-dia de seu trabalho, permitindo ações específicas para reparar um possível gap encontrado. A avaliação do desempenho dos colaboradores não deve ser uma tarefa isolada nas empresas, ou seja, que acontece somente em um dia, com hora marcada. Por ser um processo, ela é composta de vários passos essenciais, envolvendo a atuação de colaboradores, lídere e até mesmo da alta gestão. Vejamos alguns exemplos de atividades que fazem parte do processo de avaliação, e como elas influenciam os resultados finais.

A realização de acordos entre líderes e liderados

Este passo, super importante, estabelece que os acordos estabelecidos devem ser claros e coerentes com os objetivos da empresa. Para que haja sinergia entre o trabalho da equipe e a expectativa do líder, é importantíssimo que sejam feitos acordos esclarecendo o que é esperado de cada uma das partes, como proceder em caso de dúvidas ou mudanças, como e quando reportar status... etc.

A observação dos comportamentos do colaborador nas atividades cotidianas

A observação dos comportamentos, feita por líderes e pelo próprio colaborador é importantíssima, pois se liga diretamente ao objetivo principal da avaliação de desempenho: conhecer as falhas para atuar sobre elas.

A compilação e o entendimento dos resultados obtidos durante o processo de avaliação de desempenho

Apesar da avaliação de desempenho não ser uma tarefa única, é necessário que haja um momento de coleta estruturada de dados mensuração, e é essa principal função dos questionários. Os questionários de avaliação de desempenho são capazes de transformar em questões e posteriormente em respostas as expectativas da empresa e da liderança sobre cada colaborador. Dessa forma, ajudam a organizar a entrada de dados e até mesmo a verificação da evolução entre a execução de um ciclo e outro.

Avaliação de desempenho

Evolução de Competências no Ship

A elaboração de planos de melhoria

Assim como no velho conhecido PDCA, o processo de avaliação não deve parar na fase de obtenção de resultados, devendo ser levado até o desenvolvimento de ações concretas e mensuráveis para dissolver os gaps encontrados. A elaboração dos planos de desenvolvimento de cada colaborador, por si só, já pode ser um indicador muito válido para o gestor: ajuda a medir o interesse do colaborador em se desenvolver, sua criatividade para propor formas alternativas para complementar sua falta de conhecimento ou habilidade em determinadas questões, e mesmo o entendimento sobre a proposta estratégica da empresa, ao propor ações coerentes e que possam contribuir com a empresa, como um todo.

A presença do feedback efetivo entre líder e liderado

A troca de experiências e percepções entre líderes e liderados enriquece muito o processo de evolução de ambos. Durante o processo da avaliação de desempenho, o líder que se atenta ao desenvolvimento de sua equipe e segue as premissas da observação, citadas acima, consegue elaborar feedbacks baseados em fatos, com situações reais e contexto. Dessa forma, saem de cena as conversas apenas embasadas em sentimentos e “achismos”, e também os feedbacks abruptos impulsionados pelas emoções do momento. Todos esses aspectos fazem parte de um processo de avaliação de desempenho, e não somente a resposta aos questionários, como foi explicado. E, dessa forma, os resultados serão mais verdadeiros, trazendo segurança ao líder, para tomar suas decisões e direcionamento ao colaborador, para buscar sua evolução na empresa. Veja também nosso post sobre o Modelo de Gestão por Competências e entenda como esse modelo de avaliação pode trazer inúmeros benefícios à sua empresa.