Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

January 16, 2018

Feedback da avaliação de desempenho: como fazer

Feedback
Avaliadores

Imagine a seguinte situação: A avaliação de desempenho foi planejada, os colaboradores responderam os questionários, foram avaliados por seus líderes e até mesmo por seus colegas. Os resultados foram compilados e eles já estão com os resultados em mãos. Mas… E agora? Quais são os próximos passos para que o resultado da avaliação seja de fato um guia para o sucesso do colaborador, do seu time de trabalho e da empresa? Nesse artigo, apresentaremos uma explicação sobre como funciona a reunião de feedback pós avaliação entre líder e liderado, uma sugestão de estrutura para essa reunião e dicas sobre como cada um pode se comportar para aproveitar ao máximo esse momento. Vamos lá?

Para que serve e como funciona uma reunião de feedback pós avaliação

A reunião de feedback, ou reunião devolutiva, é o momento reservado para que líder e liderado possam discutir sobre conquistas e pontos a melhorar do passado e fazer planos para o desenvolvimento da carreia e do time de trabalho. Para esse momento é muito importante que: - Haja um tempo reservado. Sem correrias, para que gestor e colaborador possam se conectar e realizar um trabalho de qualidade no planejamento da carreira do indivíduo. 

 - O gestor esteja preparado: já tenha analisado os resultados da avaliação de seu liderado e pensado em como ele pode ajudar na conquista dos objetivos estratégicos do time e da empresa. 

 - O colaborador já tenha pensado no seu plano de desenvolvimento individual, levando para o gestor suas sugestões de como vencer os pontos fracos observados durante a avaliação 

 - Seja reservado um tempo para registrar e até mesmo formalizar os acordos estabelecidos entre líder e liderado, tais como: mudanças em atitudes, novas formas de trabalho, promoções que dependam de metas, metas individuais... etc.

Cuidado para não perder o foco

Vale lembrar que a reunião de feedback não é uma sessão de análise ou uma consulta de psicólogo. Ela tem um objetivo específico: ajudar o colaborador a burilar seu plano de trabalho para que haja evolução, aprendizado e para que resultados cada vez mais positivos possam ser percebidos no trabalho que realiza. Para ajudar a manter o foco, sugerimos que o gestor sempre se paute em fatos: peça exemplos de situações reais, dê seu feedback com base em dados e em comportamentos visíveis no dia-a-dia. Para um processo sadio de avaliação de desempenho e gestão de competências é necessário que colaborador e gestor assumam suas responsabilidades. O colaborador deve estar ciente que sua evolução na empresa deve ser impulsionada por si próprio. E o gestor deve estar atento para ser o apoio necessário ao colaborador que deseja se desenvolver. Por isso a preparação para esse tipo de encontro é tão importante.

Nossas dicas para um bom feedback pós avaliação de desempenho

- Dica para o gestor de RH: treine os líderes! Não espere que cada líder saiba qual é a melhor maneira de conduzir uma sessão de feedback com esse teor. Faça exercícios, simulações, forneça material de estudo e consulta, dê feedbacks sobre a atuação de cada um e promova o desenvolvimento de líderes engajados no processo evolutivo da empresa. - Dica para os líderes: dê à sessão de feedback a importância que ela merece. Aproveite a oportunidade para tornar tangíveis as suas expectativas, transformá-las em planos de trabalho. Construa com o seu liderado uma aliança, um círculo de confiança, no qual cada um tem o seu papel, claro e bem entendido por todos. - Dica para o colaborador: aproveite o momento para sair sem dúvidas, com um direcionamento de como será seu próximo ciclo de aprendizado e trabalho. Fale com o seu gestor de forma clara, se for preciso, escreva de antemão para não se perder no momento da conversa. Leve suas sugestões para o desenvolvimento de sua carreira e não espere somente que seu líder tome decisões por você. Com certeza ele não terá tempo de preparar uma cartilha para o seu desenvolvimento!

Para estruturar esse processo, nosso time sugere o Ship Competency, plataforma online de Avaliação de Desempenho e Gestão por competências.

Acesse shipcompetency.com e faça um teste grátis, sem período de validade =)

Ship Avaliação de desempenho