Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

November 1, 2018

Modelo de Gestão de Equipes: Autoridade vs Iniciativa

Equipes
Times
Desenvolvimento de Competências

As condições de assimetria presentes nas organizações podem construir inúmeras barreiras ao processo de desenvolvimento de competências. Essa assimetria se constrói pelas estruturas hierárquicas que buscam legitimar a autoridade de um individuo sobre um grupo de pessoas. Autoridade e iniciativa é o tema do nosso post. Vamos dar uma olhada?

Líderes centralizadores e equipes passivas

Utilizada para definir prioridades e níveis de autonomia, a autoridade estrutural é um componente de alto impacto nas relações de trabalho. Contudo, seu uso indiscriminado em diferentes situações pode levar a um esvaziamento da iniciativa dos indivíduos e um baixo nível de engajamento com ações de avaliação e construção de planos de melhoria.

Em equipes, cuja a gestão se mostra autoritária e centralizadora, muitas vezes os colaboradores buscam estabelecer ações que agradem ao seu gestor e priorizar atividades de desenvolvimento que tenham sido recomendadas pelos mesmos. Além disso, tendem subvalorizar o auto avaliação e enfatizar a visão do gestor sobre seu desempenho. Outro ponto que deve ser considerado é a ênfase nas atividades da área e um empobrecimento de ações alinhadas ao negócio.

Por que o modelo de gestão autoritário ainda é tão utilizado?

Se modelos autoritários de gestão podem ser danosos ao desenvolvimento de competências, por que muitas organizações o utilizam? Há uma outra perspectiva que deve ser considerada nesse tema. Esse modelo facilita o controle, tende a ser mais ágil e gera menos ameaça ao status estabelecido na organização. O que resulta na sensação que as pessoas estão “no caminho certo”.

É claro que essa sensação pode ser extremamente reconfortante, contudo, compromete de forma substancial a evolução do negócio e a competitividade da organização. Nesse modelo, o gestor passa a atuar como o fator limitante do desenvolvimento do time, o que poderá resultar num estrangulamento de processos e na dificuldade de atender novas demandas de mercado. Além disso, os processos de sucessão poder também podem ser comprometidos no longo prazo.

Cabe ressaltar que o uso excessivo de autoridade não é um traço de personalidade, mas sim uma modelo gestão construído e sustentado pela cultura organizacional.

Como buscar e experimentar outros modelos de gestão?

A aplicação desse modelo de gestão pode ser vencida por meio de ações de mudança cultural. Essas ações podem fornecer novas referências de relação entre indivíduos e fomentar comportamentos de responsabilização. Talvez esse seja o maior dilema das organizações e sociedades hoje, autoridade ou iniciativa, qual caminho trilhar?

A experimentação de novos modelos de gestão, pode ser iniciada a partir de programas que incentivem o autoconhecimento e, a partir daí a autogestão. Colaboradores conscientes dos seus pontos fortes e fracos são capazes de assumir responsabilidades e riscos com mais confiança, participar de decisões e agir com iniciativa e energia para resolver situações do dia a dia. Quem sabe até é possível revelar talentos escondidos?

Somente o tempo poderá evidenciar os resultados de cada escolha e as consequências de cada modelo. Continue acompanhando o Blog do Ship! Sempre com novidades e dicas para fazer da sua gestão um mar de oportunidades.