Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

January 15, 2019

Modernize sua Avaliação de Desempenho com as dicas do Ship

No universo corporativo, investir em gestão de pessoas é fundamental para que a organização se mantenha competitiva no mercado. Atualmente, o desenvolvimento das pessoas e de suas respectivas competências passaram a ser objeto de interesse para as empresas que buscam se destacar no mercado. Por isso, cada vez mais é importante que as empresas conheçam seus colaboradores e utilizem os resultados de uma avaliação de desempenho, por exemplo manter e desenvolver seus colaboradores.

A Avaliação de desempenho ajuda a identificar os pontos fortes e de melhoria da organização e de cada colaborador, pois reúne as informações que precisa para desenvolver continuamente seus processos e, também estimula uma gestão de recursos humanos que seja alinhada com as pretensões de crescimento no futuro.

Contudo, para assegurar a qualidade do processo de avaliação de desempenho, deve-se eleger quais competências deverãoser avaliadas. Isso requer que, a empresa estabeleça previamente, quais as competências são fundamentais para osucesso do negócio. Construir o modelo de competênciasfavorece todo o processo, uma vez que sem o respectivo modelo, cada gestoracaba avaliando por seus próprios critérios, o que nem sempre é uma forma deavaliação alinhada com os objetivos estratégicos da empresa.

Hoje, as avaliações de desempenho estão cada vez mais se modernizando, uma vez que, já foram muito criticadas por sua ineficácia como instrumento de gestão de pessoas. Ainda, as avaliações de desempenho tradicionais muitas vezes podem ser influenciadas por naturais convergências e divergências de curto prazo, já que o feedback costuma ser feito uma vez por ano, uma práticaque precisa ser revista o quanto antes, nas empresas que desejam acompanhar oritmo do mercado.

Nessas empresas, o processo de feedback passa a ser feito durante todo o ano, contando com a participação de outros profissionais com quem o avaliado tem interações frequentes e, portanto, tem se uma visão mais abrangente que permite avaliar e ajudar o colaborador a melhorar comportamentos e desenvolver competências técnicas consideradas insuficientes.

Quer ver mais? Que tal assistir aos vídeos no nosso canal? Clique e confira todos os nossos vídeos!