Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

August 14, 2018

Porque a gestão baseada em dados é tão importante na área de RH?

Avaliação de Desempenho
Gestão de Pessoas
Plano de Desenvolvimento Individual

Cuidar das pessoas de uma empresa não é mais uma tarefa que exige apenas sensibilidade e feeling para trazer bons resultados. Além das disciplinas de organização e planejamento, a capacidade de obter e analisar dados é uma grande aliada nessa missão. Continue a leitura do nosso artigo e fique atento às dicas da tripulação Ship.

Quando pensamos em Gestão de Pessoas em uma empresa, conseguir extrair dados importantes para planejamento de equipes parece ter real importância para diversos fins. Dados relacionados a contratações, produtividade de equipes, desenvolvimento pessoal, perfis comportamentais, aproveitamento de treinamentos e satisfação no cargo são exemplos de informações disponíveis ao RH e que podem ou não ser usados em favor da estratégia empresarial. E é esse o desafio.

A gestão baseada em dados é tão importante na área de RH porque a partir das informações coletadas é possível desenvolver planos que orientem efetivamente os colaboradores, que são a força motriz da estratégia. Sem eles, a estratégia é uma ideia, um plano. E conseguir medir a aderência do que é esperado pela alta gestão em relação ao que as pessoas estão preparadas para entregar, e então tomar medidas assertivas para colocar o “trem nos trilhos” é papel soberano da área de RH.

Exemplo de Dashboard

Desafios da gestão baseada em dados na área de RH

Sem dados e sem fatos é impossível planejar com destreza,  e as decisões relacionadas às pessoas ficam à mercê da percepção dos gestores de cada área ou da iniciativa de cada colaborador.

O desafio que os times de RH precisam enfrentar, após tomar a decisão de trabalhar com a gestão baseada em dados, é como coletar, organizar e interpretar os dados disponíveis, a fim de transformá-los em informações relevantes para a empresa. E para isso, a área de RH pode contar com diversas plataformas e ferramentas disponíveis, que auxiliam desde a coleta até a análise dos dados, tomada de decisão e acompanhamento dos resultados obtidos.

Dicas para ter uma área de RH inteligente

Uma dica do nosso time para o leitor que deseja atuar em uma área de RH inteligente, e que cumpre seu papel estratégico na empresa, é não olhar somente para os dados básicos, disponíveis por exemplo nos sistemas de “cartão de ponto”, como: horas trabalhadas ou absenteísmo, pois esses dados são simples e fáceis de acompanhar.

Nossa primeira dica é analisar dados em busca de insights, usar as informações compreendidas para tomar decisões que ajudem o negócio, que ajudem a planejar investimentos futuros e melhorem as características da equipe disponível para colocar em prática os planos dos diretores. Um exemplo é analisar resultados de avaliações de desempenho para planejar treinamentos em conjunto, ou dinâmicas que despertem determinado comportamento desejado, que esteja adormecido nos membros de um time.

Com o Ship Competency é possível avaliar quantos Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs) foram criados para cada Competência da empresa.

Outra dica é ajudar a empresa a tomar mais decisões ativas e menos reativas com relação às pessoas. Para isso é preciso acompanhar de perto o desenvolvimento de cada um, examinar as necessidades e anseios, e criar planos que possibilitem a cada colaborador entregar sempre, e, cada vez mais, mais valor à empresa.

E isso só é possível quando colaborador, líder, RH e alta gestão fazem sua parte, fornecendo, acompanhando, compilando, analisando os dados e transformando-os em conhecimento. Dessa forma, até mesmo promoções e contratações tornam-se processos mais eficazes e seguros.

Com o Ship Competency é possível acompanhar a curva de desenvolvimento de cada colaborador a partir das avaliações de desempenho realizadas

Se você está em busca de um software que apoie a gestão de pessoas baseada em dados, conheça o Ship Competency, e descubra como a gestão por competências pode mudar a realidade da sua empresa.