Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

February 1, 2019

RH e Liderança: aliados e alinhados

Feedback
Colaboradores

Cada vez mais, a área de Recursos Humanos (RH) vem ganhando proeminência dentro das organizações. Hoje, o setor de RH já não é mais apenas um grupo responsável pela burocracia da admissão e demissão de funcionários. É uma área estratégica para a manutenção e o crescimento da empresa, e um dos papéis que mais tem sido discutido com relação à atuação do RH é o desenvolvimento da liderança.

Porém, ainda que seja uma exigência atual para sobreviver às intempéries do mercado, não se pode dizer que seja uma tarefa fácil fazer a gestão de lideranças. Longe disso, este é certamente um dos principais desafios para os gestores de RH.

De uma maneira simplificada o trabalho de uma liderança é gerenciar seus colaboradores. Esse gerenciamento é complexo e, muitas vezes envolve algumas variáveis que fogem do conhecimento da liderança, fazendo com que ela precise de um auxílio externo de profissionais que conhecem a fundo o capital humano daempresa. Por essa razão, é muito importante que o RH e a liderança estejam alinhados e que sejam aliados, trabalhando juntos a favor da estratégia organizacional e das metas da empresa.

Outros pontos importantes que reforçam a ligação entre o RH e a liderança são os momentos de feedback ou de avaliação de desempenho. Converse com qualquer especialista na área de RH e ele vai confirmar: não se formam bons líderes sem ter um processo adequado de feedback a respeito do trabalho desenvolvido por eles.

Para começar, se pensarmos no perfil comportamental das pessoas mais aptas para a liderança, vamos deduzir que estamos nos referindo a profissionais que precisam desse feedback para continuar progredindo. Entretanto, é importante estabelecer processos diferenciados que viabilizem que os feedbacks ocorram com frequência.

Aproveite todo o empenho aplicado nas avaliações de desempenho para realizar feedbacks e qualidade! Estimule as conversas, os acordos e a autonomia dos colaboradores, sejam eles líderes ou liderados.

Quer ver mais sobre esse assunto? Que tal assistir aos vídeos no nosso canal?  Clique aqui e veja agora mesmo!