Gostou de nosso conteúdo? Assine nossa newsletter!
Obrigado! Seu e-mail foi inscrito com sucesso!
Oops! Tivemos um problema em sua inscrição!

Blog do Ship

August 18, 2017

Usando a Gestão por Competências para revelar talentos escondidos

Avaliação de Desempenho
Avaliação de Funcionários
Gestão por Competências

São os colaboradores que levam uma empresa a uma posição de sucesso e destaque no mercado em que atua. São eles, com seus talentos, competências, dedicação e visão que conseguem mudar a realidade de uma organização. É por isso que as empresas, cada vez mais, se empenham em desenvolver pessoas e melhorar seus processos de contratação, mas ainda “patinando” em alguns aspectos fundamentais. Muitas empresas começam a procurar por colaboradores que preencham suas necessidades da porta para fora e se esquecem de olhar para os talentos que residem em seu próprio espaço, uma alternativa que pode trazer muitos benefícios quando executada de maneira apropriada. 

Essa busca por talentos externos acontece, muitas vezes, por que as empresas acreditam que suas equipes não estão totalmente preparadas para assumir uma nova função, se baseiam muito em requisitos técnicos para realizar esse tipo de avaliação ou em destaques individuais na empresa. Mas como fazer de maneira diferente e conseguir identificar verdadeiros talentos dentre os colaboradores atuais? 

Veja algumas dicas que trouxemos na continuação do artigo. Não se apegue tanto às habilidades técnicas As competências técnicas podem ser essenciais na realização de tarefas muito específicas, mas não são um fator exclusivo de desenvolvimento de potencial. O conjunto de comportamentos de um colaborador, em competências variadas, pode ajudar a identificar se ele vai se sair bem em determinada posição, se irá se adaptar a uma nova equipe e um novo modelo de trabalho, por exemplo. Comportamentos podem dizer muito mais sobre como o colaborador se comporta em determinados contextos, permitindo uma avaliação mais realista.

Use ferramentas de gestão

Não confie somente na sua percepção.... As ferramentas de gestão de desempenho executam seu papel de maneira muito eficiente. A gestão por competências é um modelo bastante eficiente e amplamente utilizado, por que se baseia em fatos, analisa dados, é clara e transparente para líderes e colaboradores. Apoie sua estratégia em uma ferramenta de gestão. Você certamente colherá os benefícios no dia-a-dia da gestão.

A análise de dados é uma grande aliada

Se as competências podem ser descritas, observadas, medidas... elas também DEVEM ser analisadas. O grande diferencial de um programa de gestão de desempenho é a transformação que ele pode trazer para a empresa. E essa transformação só poderá ser planejada e executada com sucesso a partir da identificação dos pontos de melhoria dos indivíduos e grupos, alinhados aos objetivos estratégicos da empresa. Falando de maneira simples: não adianta os colaboradores remarem para um lado, quando a alta gestão deseja ir para o outro! Não deixe os introvertidos de lado A maioria das dinâmicas e atividades desenvolvidas para demonstrar potencial de liderança ou de tomada de atitude nas empresas, são desenhadas para beneficiar pessoas mais extrovertidas. Isso faz com que os mais reservados fiquem, muitas vezes, ofuscados e sem oportunidade de demonstrar seus talentos. Não se esqueça que os introvertidos podem ser ótimos ouvintes, o que pode também aumentar muito a qualidade de seu trabalho, pois prestam atenção no que lhes é solicitado sem a ânsia de dar respostas imediatas ou rebater o que é pedido. Experimente mesclar atividades com reuniões individuais, observar os dados de avaliações de desempenho, propor desafios... tudo isso pode ajudar a não julgar o livro pela capa! Essas dicas e técnicas foram desenvolvidas por nosso time para ajudar sua a empresa a olhar para a gestão de desempenho de outra maneira, considerando os talentos internos e a força de cada um, a favor da transformação da empresa e da evolução de cada colaborador. Considere coloca-las em prática. Bons resultados virão!